segunda-feira, novembro 7

Matemática e Poesia uma Mistura que dá Certo!

Na segunda semana de agosto o Professor Heriton fez uma atividade com sua turma do projeto Autonomia Carioca (T. 8901), onde solicitou que seus alunos, divididos em quatro equipes, produzissem uma poesia e um cartaz, tendo como referência as formas geométricas do dia-a-dia. Os alunos exercitaram, assim, a criatividade, aprendendo de uma forma mais leve e prazerosa.




Foi construído também, um mural com as poesias e cartazes dos alunos









As poesias: Circular do aluno Wellington, Redondos da Thaynara, Retangulares do Mateus e Triangular da aluna Camila, foram as que representaram melhor o objetivo da atividade.


CIRCULAR
É circular a palma da mão
É circular a forma da Lua
É circular a bola de futebol
É circular o ventilador
A roda do caminhão.
É circular o pôr-do-sol
É circular a lâmpada da escola
A brisa do mar
A poluição do rio.
É circular o estádio do Morumbi.
É circular meu cordão
E o meu guarda-chuva
É circular os óculos do professor
É circular a tampinha da garrafa
É circular o girassol
O biscoito recheado
É circular minha borracha,
A maçã e a laranja
É circular a caixa d’água,
O espelho e o meu violão...

Wellington
Turma:901


Redondos

É redondo
O sol
É redonda
A bola, o miolo da flor
A volta que dou de casa para a escola
É redonda a bola do jogo
O Liquipaper, a borracha
Redondo é buraco do apontador
A ponta da caneta
A cabeça do boneco
Nossos olhos são redondos
As pupilas
A roda do carro
O pneu da bicicleta
É redondo o anel que ponho do dedo...

Thaynara Caroline
Turma- 8901






Retangulares

Saio da casa retangular
E no restaurante retangular,
As mesas são retangulares
As janelas também
A sobremesa, o bolo
Retangular
A porta de saída é retangular
A rua, as tampas dos bueiros, os ônibus
Retangulares
As lojas, Telhados e as vitrines
Retangulares
Celulares
Aparelhos de Dvd
Computadores e monitores
São retangulares!

Mateus
Turma- 8901




Triangular

No meu mundo tudo é triangular:
Roupas, sapatos, brincos...
Meu mundo é assim
Um dia comprei um “Triângulo das Bermudas”
E jogaram uma pedra no meu telhado triangular
A pedra era triangular
Minha mãe ficou maluca assim que viu
A pedra furar o telhado quebrando a pia
Ela disse que a pedra, triangular, era verde...
Então saímos para comprar uma pia em forma de triângulo
Compramos e voltamos pra casa
Eu, minha mãe e os triângulos da vida...

Camila
Turma-8901






2 comentários:

Escola Municipal Francisco Cabrita disse...

Trabalhos surpreendentemente lindos e maravilhosos!!!! Adorei!!! Parabéns aos alunos e Professor Heriton! Bjs no coração de cada um.

Anônimo disse...

Olha aqui achei o blog , Todos os nossos trabalhos , Turma 8901 Vaai ficar Marcado PRA SEMPRE !