Ele é "o cara" que promoveu com criatividade a autoestima dos alunos e o conhecimento necessário, de acordo com o fundamento do projeto de aceleração de estudos, motivo de muito orgulho e honra para a Escola Municipal Francisco Cabrita.


''Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.'' Platão
Às 6h50 saímos do bairro da Tijuca, pegamos a Avenida Brasil engarrafada. Por isso, o preparo e o aquecimento do time de vôlei infanto-juvenil começaram no ônibus. Assim que chegamos a Campo Grande, às 8h50, tivemos que caminhar um quarteirão e meio até o local do jogo: Escola Municipal Nelcy Noronha, a escola onde estudou o Ricardo Nascimento, patrocinador das camisas dos jogos estudantis, hoje empresário e dono da loja Italínea, de Botafogo, e irmão da Diretora Katia, que está acompanhando e prestigiando os jogos com a sua presença, torcida e coordenação do time infantil.
O professor Rodrigo Ferreira, de Educação Física, que treinou 4 times de volei da Escola Municipal Francisco Cabrita (2 equipes masculinas e 2 femininas), conseguiu levar 2 times masculinos (categoria infantil e infanto-juvenil) para a final.
A Escola Nelcy Noronha está situado a Rua Coxila Rica, Lote 3, Bairro de Campo Grande. E a Diretora desta Escola, Professora Claudia, nos ofereceu gentilmente, um almoço da escola para todos os jogadores e professores que acompanharam os times: Professor Rodrigo, Coordenadora Pedagógica Izabel e Diretora Katia.
O jogo começou às 9h10 contra a Escola Municipal Oswaldo Teixeira, da 5ª CRE. Perdemos o 1º set de 17 x 25 e o 2º set também por 25 x16. Disputamos então, o 3º colocado contra a Escola Municipal Pedro Bruno, da 1ª CRE. Infelizmente, perdemos o 3º colocado também.
Já o outro time de volei, da categoria INFANTIL, começou a jogar às 14h, contra a Escola Municipal General Carlos C. Miragaya, da 7ª CRE. Vencemos os dois sets: Na primeira partida ganhamos de 25 x 18. E a segunda por 25 x 11. Daí, para disputar o 1º lugar, o time jogou contra a Escola Municipal Marechal Estevão Leitão de Carvalho, da 3ª CRE e vencemos os dois sets, ou seja, somos CAMPEÕES de toda a rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro!!!!
Parabéns a todos os alunos (futuros atletas das Olimpíadas de 2016), ao professor Rodrigo Ferreira com o seu trabalho primoroso!!! Parabéns à equipe de direção e funcionários (Anne, que lavava os uniformes dos atletas) da Escola Municipal Francisco Cabrita! Parabéns à equipe coordenadora dos Jogos Estudantis da 2ª CRE!!!!!!
Os alunos selecionados na 1ª etapa dos Jogos Estudantis de Volei Masculino Infanto-Juvenil pela Escola Municipal Francisco Cabrita, da 2ª Coordenadoria Regional de Ensino e foram vencedores são:
1 - Edson P. da Silva (1901)
2 - Jeferson da Silva Dias (1804)
3 - Breno Augusto (1804)
4 - Rômulo de Carvalho Pinto (8902)
5 - Warley Gama Primo (8902)
6 - Matheus Villela (1804)
7 - Welerson Silva (8902)
8 - Matheus Benjamin (8801)
9 - Manuel Marcos (1804)
10 - Kellyson de Souza Silvério (1701)
Em entrevista realizada com o aluno Breno Augusto (1804), ele pode contar como faz para conciliar os treinos com o rendimento escolar, veja:
Nome:Breno Augusto.
Idade:15 anos.
Posição no time:Cortador.
Para jogar na seleção da Escola Municipal Francisco Cabrita, vocês precisam ter um bom rendimento escolar. Em quais disciplinas suas notas são maiores?
Breno: Educação Física, Ciências e Matemática.
Como você faz para conciliar os treinos com os estudos?
Breno: Eu tenho incentivo dos meus pais e me esforço para me manter na média, porque eu gosto muito do vôlei.
A quanto tempo você treina?
Breno: Três meses
Você notou alguma mudança em casa ou na escola?
Breno: Na escola a vida social mudou, estamos ganhando todos os jogos então somos mais populares. Em casa meu relacionamento com meus pais também mudou, estou mais paciente e durmo melhor.
Você pretende seguir carreira no vôlei?
Breno: Não, eu quero ser advogado.